Tielman Susato (c. 1510/15 – depois de 1570): Danserye 1551

Susato foi certamente um nome mágico em minha adolescência. Ouvir música do Renascimento era moda e, em meio daqueles autores anônimos ou de nomes estranhos, o do flamengo Susato era o que mais se repetia. Comecei a notar aquele autor, mas acho que nunca tinha visto ou procurado um CD com obras exclusivamente dele. A música do Renascimento saiu de moda e ele estava esquecido num canto da memória quando vi este CD dando sopa por aí.

O grupo de Philip Pickett torna Susato um tanto “sinfônico”, longe daqueles grupinhos dos anos 70, mas é um bom disco da música do século XVI. Ele era compositor e editor na Antuérpia e um resumo de sua história pode ser lido aqui.

Susato: Danserye 1551

1. Fanfare “La morisque” (4 trumpets, timpani)
2. Pass e Medio / Reprise “Le pingne” (2 violins, 3 viols, harpsichord, 4 lutes)
3. Bergerette “Sans Roch&quo;t / Reprise (2 cornetts, 4 sackbuts, rauschpfeife, 3 shawms, curtal, organ, regal, tabors, side drum, tambourine)
4. Den I. Ronde “Pour quoy” (2 violins, 3 viols, harpsichord, organ, tabors)
5. Den VII. Ronde “Il estoit une fillette” (7 recorders, curtal, organ, 5 guitars, side drum)
6. Den III. Ronde (4 viols, organ, tabors)
7. Den IV. Ronde (cornett, crumhorn, sackbut, curtal, organ, side drum)
8. Den V. Ronde “Wo bistu” (4 racketts, regal)
9. Den VI. Ronde / Saltarelle (violin, 4 viols, 7 recorders, curtal, harpsichord, organ, tabors)
10. Den XI. Ronde / Aliud (2 cornetts, 4 sackbuts, 2 violins, 4 viols, 7 recorders, curtal, regal, organ, harpsichord, 5 guitars, tabors, tambourine)
11. Bergerette “Dont vient cela” / Reprise (4 lutes)
12. Danse de Hercules oft maticine / De Matrigale (4 sorduns, regal, tabor)
13. De post (cornett, alto cornett, tenor cornett, serpent, organ, jingle bells)
14. Les quatre Branles (7 recorders, curtal, organ, 5 guitars, tambourine)
15. Fagot (4 curtals, regal)
16. Den Hoboeckendans (hurdy-gurdy, drone fiddle, cittern, curtal, contrabass viol, rommelpot)
17. Basse danse “Mon Desir” / Reprise “Le cueur est bon” (violin, bass viol, 3 lutes, organ)
18. Den I. Allemainge / Recoupe (cornett, 3 sackbuts, 2 violins, 4 viols, 7 recorders, curtal, organ, harpsichord, 4 lutes, bas drum, tabors)
19. Den II. Allemainge (4 lutes)
20. Den III. Allemainge (2 violins, 2 viols, harpsichord)
21. Den V. Allemainge (4 flutes, 5 guitars)
22. Den VI. Allemainge (4 crumhorns, regal, nakers)
23. Den VII. Allemainge (regal, nakers)
24. Den VIII. Allemainge / Recoupe / Recoupe Aliud (cornett, 3 sackbuts, 2 violins, 4 viols, 7 recorders, curtal, organ, harpsichord, 5 guitars, side drums, tabors)
25. Bergerette “La Brosse” (4 lutes)
26. Pavane “La Bataille” (2 cornetts, 4 sackbuts, serpent, rauschpfeife, 3 shawms, curtal, organ, regal, timpani, side drums)
27. Pavane “Mille regretz” (violin, 4 viols, 3 records, curtal, organ, 4 lutes, tabor)
28. Den II. Gaillarde (rauschpfeife, 3 shawms, curtal, regal, organ, tabor)
29. Den XI. Gaillarde (4 sackbuts, organ, tabor, bass drum)
30. Den IX. Gaillarde (4 flutes, 5 guitars, tabor)
31. Den IV. Gaillarde (violin, 4 viols, harpsichord, tabor)
32. Den VII. Gaillarde (7 recorders, curtal, organ, 5 guitars, tabor)
33. Den X. Gaillarde “Mille ducas” (4 crumhorns, contrabass rackett, regal, organ, tabors)
34. Den III. Gaillarde (2 cornetts, 4 sackbuts, organ, bass drum, tambourine)
35. Den XV. Gaillarde “Le tout” (2 cornetts, 3 sackbuts, 2 violins, 3 viols, 7 recorders, curtal, organ, regal, harpsichord, 5 guitars, tabor, side drum, bass drum, tambourine)
36. Danse du roy / Reprise (2 violins, 3 viols, harpsichord, organ, tabor, tambourine)
37. Entre du fol (gemshorn, rebec, cittern, contrabass viol, rommelpot, shaker)
38. La Morisque (2 cornetts, 4 sackbuts, 2 violins, 4 viols, rauschpfeife, 3 shawms, curtal, 3 recorders, organ, regal, harpsichord, 5 guitars, tabor, jingle bells, tambourine, cymbals)
New London Consort

Pavlo Beznosiuk: Renaissance violin, rebec, fiddle
Rachel Podger: violin
Susanna Pell, Joanna Levine, Mark Levy, Peter McCarthy: viols
Nigel Eaton: hurdy-gurdy
Tom Finucane, Paula Chateauneuf, Jacob Heringman, David Miller: lutes, guitars
Michael Fentross: guitar
Jacob Heringman: cittern
Stephen Keavy, Michael Laird, Michael Harrison, Phillip Bainbridge: trumpets
Michael Laird, Jeremy West, Michael Harrison: cornetts
Michael Laird: alto cornett
Paul Nieman: tenor cornett
Stephen Wick: serpent
David Purser, Paul Nieman, Kennedth Hamilton, Ronald Bryans: sackbuts
Pamela Thorby, Catherine Latham, Penny Pay, Elizabeth Stanbridge, William Lyons, Keith McGowan, Giles Lewin: recorders
Pamela Thorby: gemshorn
Nancy Hadden, Elizabeth Stanbridge, William Lyons, Keith McGowan: flutes
Philip Pickett, Keith McGowan, William Lyons, Andrew Watts: crumhorns
Philip Pickett, Keith McGowan, Penny Pay, Andrew Watts: curtals, racketts, sorduns
Keith McGowan: rauschpfeife
Giles Lewin, William Lyons, Penny Pay: shawms
David Roblou: regal, organ, harpsichord
Richard Egarr: organ
Paul Nicholson: harpsichord
Stephen Henderson, William Lockhart, John Harrod, Alastair Malloy, Tim Barry, Norman Taylor: percussion

dir. Philip Pickett


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PQP

11 comments / Add your comment below

  1. Ah!

    Interrompo novamente a programação para lembrar: há exatos 200 anos nascia em Hamburgo Felix Mendelssohn.

    (Ou, como escreveria o jornalista inexperiente, “Hoje Mendelssohn completaria 200 anos”.)

    Ouçamos seu Octeto de cordas e sua Abertura “Sonhos de uma noite de verão”, para mim as suas duas obras-primas – que ele escreveu ainda imberbe!

  2. Oi, meus amigos.
    Susato.
    É! Também é bom visitar museus.
    Eles são a História Viva!
    No caso aqui, a História revivida de acordo com nossas concepções.

    Sonhos de Uma Noite de Verão.
    Grande obra de um grande e diferente compositor.
    Diferente com relação aos demais de sua época.
    Mas, ele tem um montão de obras excelentes, com intérpretes de nível fantástico.
    Vai dai que os caríssimos filhos de J S BACH disporão, ainda, de um ano inteirinho para vencerem a Crise Global que os está “pegando em cheio” e se redimirem de não terem um “calendário contemplativo” dos “EM CRISE” e dos “SEM CRISE”.
    Graças aos Céus temos um Villalobiano atento e preciso.
    Que tal solicitarmos ao mesmo que alivie, um poquinho só, a barra pesada de nossos amigos “BACH” e nos poste todas as grandes obras de Mendelsshon interpretadas pelos maiores nas respectiva áreas?
    Bem,amigos.
    Sonhos de Uma Noite de Verão!
    É de um “charme” inigualável.
    Um grande abraço a todos.
    Edson

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    Many thanks for your help.

  4. Numa época como a nossa, em que a propalação da boa música é confundida com pirataria, o trabalho que o PQP Bach vem desenvolvendo é de fundamental importância!
    Muitíssimo grato.

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