Jean Sibelius (1865-1957) – Integral das Sinfonias (CD 4 de 5)

Depois do comentário escrito por Adolf Hitler na postagem anterior de Sibelius, apresso-me a postar o quarto volume. Antes, li felicíssimo a repercussão da atuação de Rattle em Berlim. Ele prometeu que ia mudar o repertório da orquestra e o está fazendo. Nos 44 concertos deste ano, há poucos Beethoven e Mozart, mas muitas obras modernas e músicas – antigas e novas – pouco ouvidas. Um show de equilíbrio. Ele retirou da Orquestra de Berlim a obrigação de palmilhar sempre a mesma via crucis de compositores.

Mas há críticos pedindo sua cabeça e alguns músicos da orquestra também. De forma equivocada e ignorante, falam que sua interpretação é um lixo… Provavelmente, Sir Simon não durará muito; mas talvez fique mais do que de Boulez antes de ser defenestrado de Nova Iorque pelos conservadores. Qualquer dia desses a Filarmônica de Berlim voltará a focar os alemães clássico-românticos. Porém, antes, teremos alguma diversão.

Bem, mas este é o melhor CD da coleção de Sibelius e um dos grandes discos que possuo. Sim, claro, a música ajuda. São as duas melhores sinfonias do muuuuito misterioso – como escreveu-me um amigo – Sibelius. Há algo na Sinfonia Nro. 5 que deixa meu duro coração sem lágrimas à flor da pele, quase se desmanchando de emoção. São três movimentos com temas bastante rarefeitos, mas belos, belos, belos e orquestrados estupendamente. A CBSO e Rattle não interpretam, mas parecem autenticamente criar a Sinfonia. O final da Quinta sempre me deixou obcecado e já sonhei várias vezes que – músico de uma orquestra qualquer – o errava lamentavelmente.

A execução da Sétima fica a alguns centímetros de Mravinski, que parece ter resolvido melhor o fato de ser uma música de cinco movimentos sem interrupções e, se Rattle ganha em colorido sonoro e no controle da orquestra, perde na qualidade do trombonista e nas passagens de um movimento a outro.

Um disco obrigatóriio, mesmo para quem não admira Sibelius.

Disc: 4

Sinfonia Nro. 5, Op. 82
1. I. Tempo Molto Moderato – Allegro Moderato – Presto
2. II. Adante Mosso. Quasi Allegretto
3. III. Allegro Molto – Un Pochettino Largemente

4. Kualema – Scene With Cranes, Op. 44

Sinfonia Nro.7, Op. 105
5. I. Adagio –
6. II. Un Pochettino Meno Adagio – Vivacissimo – Adagio –
7. III. Allegro Molto Moderato –
8. IV. Vivace – Presto – Adagio

9. Night Ride and Sunrise, Op. 55

City of Birmingham Symphony Orchestra
Simon Rattle

BAIXE AQUI (Part 1) – DOWNLOAD HERE (Part 1)

BAIXE AQUI (Part 2) – DOWNLOAD HERE (Part 2)

8 comments / Add your comment below

  1. Não tinha lido o comentário do nosso totalitarista antes e confesso que só li agora.

    Enfim, fico fliz em saber que a lenda de que Hitler não morreu, tem 140 anos e mora no Paraguai não é uma lenda e, sim, um fato verídico!

    Ok.. isso foi muito mau de minha parte!
    Mas não pude conter-me!

    Bem, voltando ao assunto que interessa..
    Eu não sou muito fã do Sir Simon, mas confesso que o trabalho dele com as sinfonias de Sibelius foi excepcional.
    É, como disse PQP, a música ajuda muito!

    Gostei muito da Kuolema/Kualema desse cd.. mas ainda tenho uma quedinha especial pela gravação do Karajan!

    Enfim, obrigado pelo CD, PQP!
    R.

  2. Insisto para que PQP conheça a gravação da Gothenburg Symphony Orchestra sob a regência de Neeme Jarvi; a Orquestra foi regida pelo própio Sibelius durante algum tempo.
    De quebra vem ainda os ”Tone Poems”

  3. Gramophone sobre esta gravação: ” A superior Sibelius anthology crowned by a thoughtful ”Tapiola” studded whit stimulating detail…….Soile Isokoski is magnificent in ”Luonnotar”( 5ª sinfonia ).

  4. Desculpem o erro , o poema sinfônico Luonnotar está no quinto cd da coleção e claro nada tem com a quinta sinfonia, fui copiar quinto cd e saiu sinfonia por distração minha;”desculpem a nossa falha”.

  5. Rattle não é ruim, não. Pelo contrário, é muito competente. Embora eu ache que ele tenha se deixado levar pela pretensão de querer ser um Karajan do século 21. É isso!! Rattle é o Karajan do século 21. O cara até já providenciou sua integral das sinfonias de Beethoven a frente da F. de Berlim!!!

  6. “Sim, os concertos virão, tanto o 1º, quanto o 2º. Basta esperar.”

    Adoro a segurança e cara-de-pau do SAC de vocês. Por isso, evito fazer solicitações. Elas podem esperar…

Deixe uma resposta