Jean Sibelius (1865-1957) – Integral das Sinfonias (CD 2 de 5)

As justas críticas recebidas pelo volume 1 desta coleção deverão diminuir muito na segunda parte de nossa empreitada sibeliana. Rattle faz uma contemplativa e tranqüila abordagem da Sinfonia Nº 2, uma das mais adequadas que ouvi. Talvez a opção de não ser tão especular assuste alguns desacostumados. Já a terceira é uma sinfonia que não me satisfaz. Tem lá seus momentos, mas parece-me uma longa – e boa – preparação para algo que não acontece. Ainda mais depois de ouvir, ontem à noite, duas que são absolutamente o máximo, da autoria de seu agitado vizinho Nielsen. É decididamente um período sinfônico de minha vida e pretendo postar a integral de Shosta, Sibelius, Nielsen e Mahler. Só gente parruda.

Porém, repito: o registro que Rattle faz da segunda sinfonia é tão acertado quando casar com a belíssima mezzo-soprano Magdalena Kožená, atual Sra. Sir Simon. Por uma perversão inteiramente normal em pessoas de meu sexo, sempre que vejo uma bela cantora lírica, imagino se seus gemidos seriam ou não impostados. O que vocês acham?

Simon Madge

Os tablóides ingleses não cansam de escrever que ela tem 18 anos a menos que Rattle. Então, outra pergunta: um cara de 53 anos que casa com uma de 35 deve ser classificado como pedófilo? Não, por favor, esqueçam!

Respondam apenas à primeira pergunta, muito mais interessante e antropológica.

Disc: 2

Sinfonia Nro. 2
1. I. Allegretto
2. II. Temp Andante, Ma Rubato
3. III. Vivacissimo
4. IV. Finale: Allegro Moderato

Sinfonia Nro. 3
5. I. Allegro Moderato
6. II. Andantino Con Moto, Quasi Allegretto
7. III. Moderato – Allegro, Ma Non Tanto

City of Birmingham Symphony Orchestra
Simon Rattle

BAIXE AQUI (Part 1) – DOWNLOAD HERE (Part 1)

BAIXE AQUI (Part 2) – DOWNLOAD HERE (Part 2)

9 comments / Add your comment below

  1. É como diz aquele velho ditado: “Pra bode velho, capim novo”. Se bem que Rattle não é tão velho assim, e a moça não é uma adolescente de 17 anos. Mas a união dos dois só confirma o que tenho visto: homens mais velhos namorando/casando/amasiando com mulheres 15 a 20 anos mais jovens. E elas QUEREM/PREFEREM homens mais velhos. A tal história da maturidade do cara, quando não pela fama e grana.

  2. Salve Família Bach!

    De Sibelius conhecia apenas Karelia.. suas sinfonias são música de grandeza superlativa. Muiiito bom!
    Gostaria de fazer um pequeno pedido =s
    Não sendo incômodo demais haha, o pedido é “uns pedidos”:

    -A Sonata Nº1 em fá sustenido menor, op 11, de Schumann;
    -O Quarteto para Cordas em mi menor, op 121, de Gabriel Fauré;
    -A Sinfonia de Câmara em dó menor ,de Gavriil Popov; e,
    -A Fantasia Escocesa, op 46, de Bruch.

    Especialmente as peças de Fauré e Popov são de uma beleza deslumbrante.. são quentes, ótimas para o início do inverno.

    Grande abraço,
    Chet.

  3. Caro pqp bach,
    o problema antropologia se resume se a coisa se dá em dó ou em fá, mas dentro da cadência rítmica. Otto Maria com certeza deveria saber.
    Dr cravinhois

  4. Rapaz, será que ela dá em dó?

    Uma observação interessante: 53 – 35 = 18 = 2 x 9, 62 – 26 = 36 = 4 x 9 e 81 – 18 = 63 = 7×9. Em geral, a diferença entre números obtidos invertendo-se a ordem em que os algarismos aparecem é sempre um múltiplo de 9.

  5. Sibelius é melhor deixar com eles : Neeme Jarvi…Carl Nielsen ….”The Light and the Darkness” , para quem interessar DVDS extraordinários, integral das Sinfonias, com a Danish National Symphony Orchestra, regência de Michael Schonwandt….taí PQP , vida e música de Nielsen.
    PQP ”quebra tudo” e posta então o cd do RATLLE com a Sabine Meyer e o Pahud nos concertos para flauta e clarineta do Nielsen…música para ouvidos ”educados”…eheheh…cuidado com o Juventude, seu treinador é ninguém menos que o grande Zetti, remanescente sãopaulino!

Deixe uma resposta