Johannes Brahms (1833-1897) – Complete Chamber Music (CD 3 de 11) Sonatas para Violino e Piano nº 1 em G maior, nº 2 em A maior e nº3 em D menor

Pois bem, eis então terceiro cd da Obra Integral de Câmara de Johannes Brahms. Demorou, mas veio. Nesse cd, temos as sonatas para violino e piano. E que podemos comentar sobre elas, além de dizer que são maravilhosas, de uma profundidade que atinge nossas almas, mas sem sobressaltos, e sim muita emotividade, paixão e energia, sem porém resvalar em superficialidades?
Tenho 4 versões destas obras: Shlomo Mintz, Anne-Shophie Mutter, Viktoria Mullova, e esta aqui, com Arthur Grumiaux e Gyorgy Sebok. Quatro versões totalmente diferentes umas das outras, mas todas conseguindo capturar a essência das obras. Um andamento de um pode diferir do andamento do outro, mas todas elas são fiéis ao espírito brahmsiano. Excelentes músicos. Daria um pouco mais de destaque para a versão da então jovem Anne Sophie Mutter, acompanhada pelo excelente Alexis Weissenberg. Se alguém quiser, posso postá-la aqui.
Mas darei a preferência à dupla Grumiaux/Sebok por ter sido a escolhida para integrar a série da Philips da obra integral de Câmera de Brahms.
Sugiro que, ao ouvirem estas obras, se preparem espiritualmente. Esqueçam os problemas e as preocupações, sentem em seu melhor sofá, relaxem, e aproveitem. Isso é Brahms em sua mais pura essência.

Sonata No. 1 in G major, Op. 78
I. Vivace ma non troppo
II. Adagio
III. Allegro molto moderato

Sonata No. 2 in A major, Op. 100
I. Allegro amabile
II. Andante tranquillo – Vivace – Andante – Vivace di piu –
III. Allegretto grazioso. Quasi andante

Sonata No. 3 in D minor, Op.108
I. Allegro
II. Adagio
III. Un poco presto e can sentimento
IV. Presto agitato

Arthur Grumiaux – violino
Gyorgy Sebok – piano

BAIXE AQUI

7 comments / Add your comment below

  1. excelente essas postagens, eu tava mesmo procurando o 3º cd qdo vc falou q a postagem estava completa… mas ai esta. tenho uma pergutna… oq vcs fazem qdo expira um link??? estava pegando o debussy pelo michelangeli e o segundo cd ja esta fora do ar..

  2. É simples. Você nos avisa e a gente refaz o link. Não sei quem de nós três postou o Michelangeli, mas ele poderá ser recolocado.As postagens mais novas não serão mais deletadas, pois compramos os serviços do rapidshare. Só as antigas, pis utilizávamos o “free”.Abraço.PQP Bach

  3. Hey, while searching for widgets for my blog, I stumbled upon http://www.widgetmate.com and wow! I found what I wanted. A cool news widget. My blog is now showing latest news with title, description and images. Took just few minutes to add. Awesome!

  4. Obrigado imenso por deixar musica classica de qualidade ao alcance de pessoas que se interessam ^^ eu gostava era de pedir pela dupla de Anne Sophie Mutter e Alexis Weissenberg. Se não fosse muito incomodo. Muito obrigado pela atenção ^^

  5. Olá. Irei tocar a sonata numero 3 de Brahms agora em Dezembro e queria muito ouvir a gravação com o Grumiaux. Já baixei todas as outras disponíveis aqui, mas essa o link expirou…
    Agradeceria bastante se você colocasse novamente o link 🙂
    Obrigada,
    Mariama.

Deixe um comentário